25 julho, 2017

Não faça nada

Image result for zazen  gift

Há uma premissa no zen budismo que diz: "Não faça nada." Dependendo de como quisermos entender essa frase pode soar como comodismo, descaso, não tô nem ai, etc. Mas fazer ou não fazer pode ter consequências que não podemos quantificar.

Há pessoas que sentem um chamado para ajudar, para serem solidárias, para doar-se, para lutar, ou se envolver em eventos de combate às  injustiças cotidianas.

Então se vejo alguém roubando numa loja devo ignorar e fazer de conta que não vi ou chamar o segurança?

O fato é que aquela pessoa que está roubando já fez o seu carma e eu chamar o segurança não vai mudar o carma dela. Eu não sei quem é a pessoa, não sei se essa pratica é corriqueira, ou se é a primeira vez, se está sozinha, ou se pertence a uma grupo. Tudo que parece apenas um fato a primeira vista, quando a ação é desvendada muitas coisas ocultas tomam forma.

Não fazer nada indica que devemos deixar que o tempo haja no ritmo que lhe convém. Que as coisas tomem o rumo que devem tomar por si sós.

Ah, mas eu posso impedir que algo mais grave aconteça. Talvez sim, talvez não. Se vc. quer pagar pra ver e assumir as consequências, pode ir em frente.

Mas não tente concertar o que não está quebrado. Apenas tente ver sem apego a situação e se ela demandar sua intervenção ok, mas se não deixe fluir com o momento. 


Sem comentários: